ESTE WORKSHOP É DIVIDIDO EM DUAS PARTES:
- GRAVAÇÃO – DIAS 13 E 14 DE MAIO (SÁBADO E DOMINGO)
- MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO DIAS 20 E 21 DE MAIO (SÁBADO E DOMINGO)
PARTE 1: GRAVAÇÃO – DIAS 13 E 14 (SÁBADO E DOMINGO) DE MAIO DE 2023
Este workshop é para você que quer aprender a fazer a melhor gravação possível e entender a dinâmica de um estúdio de gravação. O professor João Antunes irá mostrar o passo-a-passo de um processo de captura de áudio para que você entenda o que realmente faz a diferença para que se tenha uma qualidade de áudio excelente. O curso é ministrado no estúdio Deaf Haus e durante o curso os alunos terão contato com a vida real de um profissional gravando uma banda de verdade.
Conteúdo parte 1
- Processos de Gravação
Organização da Sessão
Preparação da Sala
Escolhendo o Processo de Gravação - Programa de Gravação/DAW
Escolhendo a DAW
Conceitos Básicos
Roteamento
Tipos de arquivos digitais - Técnicas de Microfonação
Tipos de microfones
Posicionamento
Técnicas avançadas
- Conceitos de Acústica
Isolamento
Painéis acústicos
Reverberação - Mesa de Som e Interface de Áudio
Interligações
Funcionamento e Parâmetros - Técnicas de Gravação
Overdub
Gravação ao Vivo
Guias de Gravação
Timbragem e Afinação dos Instrumentos
Monitoração dos Músicos
PARTE 2: MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO – DIAS 20 E 21 (SÁBADO E DOMINGO) DE MAIO DE 2023
Na segunda parte do workshop você aprenderá todo o processo de finalização de uma música na DAW (programa de gravação e mixagem), indo desde edições básicas até as técnicas de mixagem avançadas. Falaremos sobre roteamento, compressão paralela, side-chain, reverse reverb, equalização, compressão e demais plugins de efeitos especiais. Neste mesmo módulo finalizaremos a música que gravamos nos dois primeiros dias de gravação para que esteja pronta para ser lançada nas plataformas digitais, através do processo chamado de masterização.
Conteúdo parte 2
- Conceitos
Objetivos da mixagem
Mindset e Visão
Tipos de mixagem e Gêneros Musicais - Acústica
Acústica da sala
Sweet spot
Fones de ouvido
Monitor de referência
- Organização da sessão de mixagem
Preparação antes de começar a mixar
Por onde começar e passos iniciais
Direcionamento da mix - Percepção e limites auditivos
Frequência, amplitude, tempo e pitch
- Edição
Edição básica de bateria e demais instrumentos
Vocal comp (montando o vocal “perfeito”)
Estrutura de Ganho
Sincronia
Automação - Plugins e Efeitos
Equalização e Compressão
Reverb, Delay, Distorção etc.
Usando samples na bateria - Masterização
LUFS
Plataformas de streaming
Loudness war (Guerra de Volumes)
Volume x Dinâmica x Clareza
Conheça o instrutor
João Antunes
João Antunes começou no áudio em 1995 quando comprou seu primeiro gravador multipista no intuito de gravar sua banda para um concurso. Em 2000 construiu um estúdio nos fundos de casa chamado Laundrymat Studio, onde gravou a maioria das bandas locais independentes da época. Porém, sentindo a necessidade de adquirir mais conhecimento, mudou-se para a Inglaterra e qualificou-se como Operador de Áudio pela School of Live Audio Engineering. Também recebeu diploma em Music Technology pela Islington Music Workshop e Hackney Community College. Ao voltar, vendo um Brasil cheio de oportunidades, resolveu ficar e abrir a casa de shows Asteroid, que é hoje uma das casas, do seu porte, mais bem equipadas em termos de som e estrutura para bandas no Brasil, inclusive ganhando o Prêmio Dynamite de Melhor Casa de Shows Alternativos do Brasil em 2014. É membro da AES (Audio Engineering Society) num. 91955. ABRAMUS (Associação Brasileira de Música e Artes) num. 1978355.
Conheça o instrutor
João Antunes
João Antunes começou no áudio em 1995 quando comprou seu primeiro gravador multipista no intuito de gravar sua banda para um concurso. Em 2000 construiu um estúdio nos fundos de casa chamado Laundrymat Studio, onde gravou a maioria das bandas locais independentes da época. Porém, sentindo a necessidade de adquirir mais conhecimento, mudou-se para a Inglaterra e qualificou-se como Operador de Áudio pela School of Live Audio Engineering. Também recebeu diploma em Music Technology pela Islington Music Workshop e Hackney Community College. Ao voltar, vendo um Brasil cheio de oportunidades, resolveu ficar e abrir a casa de shows Asteroid, que é hoje uma das casas, do seu porte, mais bem equipadas em termos de som e estrutura para bandas no Brasil, inclusive ganhando o Prêmio Dynamite de Melhor Casa de Shows Alternativos do Brasil em 2014. É membro da AES (Audio Engineering Society) num. 91955. ABRAMUS (Associação Brasileira de Música e Artes) num. 1978355.